Não perturbe – psicodélica comédia musical ocorrida na Macedônia entre rebolados, batuques, caipirinhas e assassinatos.
Não perturbe é uma psicodélica comédia musical que abandona o lugar comum por Copacabana ou Macedônia, tanto faz. Uma mulher é morta diversas vezes em diferentes lugares pelo mesmo motivo. Ela não teme morrer outra vez – tira de letra – mas teme o fato de estar tudo calmo. Ela acredita que quando tudo está calmo é porque uma catástrofe está por vir. Sem conseguir se acalmar, ela segue vivendo o que há para se viver: fila de banco, trabalho, política, massa de bolo, homens, adultério, lesbianismo, bala perdida, drogas, rock’n roll – o samba do crioulo esperto. No fim ela morre. Sempre. Entre chás e Augusto dos Anjos. Mas como a vida não pode parar, durante o espetáculo, caipirinhas em diversos temas e amendoins afrodisíacos são servidos à platéia. Também servimos a Bateria de Felipe Antello e as candidatas, selecionadas previamente pela produção, para Rainha da sua Bateria. Entre rebolados e batuques eles deleitam a platéia durante a saga da mocinha que vive morrendo.
ficha técnica
Não perturbe
de Oscar Saraiva e da Ctc, em processo colaborativo
direção de Oscar Saraiva
com Camilo Pellegrini como mensageiro da Macedônia
Karine Telles como Nataniela
Irene Monteiro como a mãe
Ricardo Gonçalves como Papai Noel
Waleska Arêas como a mulher do ator
João Paulo Gross como Bar, man!
figurino Ticiana Passos
iluminação Renato Machado
cenário Ctc
músicas Oscar Saraiva
arranjo musical Felipe Antello
arte gráfica Camilo Pellegrini
divulgação Cida Fernandes
produção Verônica Prates
O Subterrâneo do Jogo do Espírito
de quinta a sábado às 19:30 horas
Direção, Interpretação e Dramaturgia - Rodrigo dos Santos
A Cia dos Comuns é uma companhia formada por atrizes e atores negros, que desenvolve uma linguagem teatral inspirada nas culturas de matriz africana. Criada em 2001 pelo ator e diretor Hilton Cobra, a Comuns já produziu espetáculos, oficinas, fóruns e seminários, procurando contemplar especialmente as necessidades do artista, do técnico e do público interessados na elaboração de um teatro que represente o negro e integre os diversos matizes de sua história e sua cultura.
O SUBTERRÂNEO JOGO DO ESPÍRITO será um monólogo inspirado na música e na vida de Fela Kuti (1938 - 1997). Fela Anikulapo Kuti foi músico e ativista político nigeriano. Inventor do movimento cultural e musical “Afrobeat”, Fela combateu os abusos da ditadura militar e do governo civil em seu país, utilizando como arma sua música - uma combinação de ritmos afro-americanos, como o soul, o funk, o jazz, com elementos musicais tradicionais de seu país. Na verdade, Fela foi muito mais que um músico: profeta, político, pensador, multi-instrumentista, dançarino, compositor, revolucionário.
A dramaturgia representa uma história fictícia, elaborada a partir de fatos reais ocorridos na vida de Fela. Em nossa história, apresentamos o personagem no momento em que ele retorna à Nigéria depois de uma turnê pelos EUA, onde conquista uma nova consciência política, influenciado pela ideologia dos Panteras Negras e pela biografia de Malcolm X. Como se fosse uma conversa com o público, que se transforma num comício em determinados momentos, o personagem fala dos mesmos temas que foram objeto da crítica e do louvor de Fela ao longo de sua vida: a política do governo nigeriano, a política das multinacionais, o imperialismo, corrupção, religião, culturas tradicionais, a morte, a música, o afrobeat, pan-africanismo e negritude. A dramaturgia relaciona acontecimentos trágicos ocorridos com o próprio Fela – ora abordados como a origem dos discursos inflamados do personagem, ora como suas conseqüências – para representar as reviravoltas advindas na vida do personagem, como frutos de sua decisão capital de cantar em nome dos injustiçados.
O SUBTERRÂNEO JOGO DO ESPÍRITO será um espetáculo instrutivo e musical para o público em geral se divertir, se indagar, se indignar e despertar para as várias formas de viver alegremente – diante da intensa alegria com que a Comuns apresentará este trabalho.