quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Estréia 08 de janeiro de 2009

madrigal em processo

ciração e interpretação: pequena orquestra

de 8 a 18 de Janeiro

quinta a sábado ás 21h e domingo às 20h

ingressos a R$6,00 (inteira) R$3,00 (meia)



Madrigal

(um processo do coletivo pequena orquestra)

Madrigal. sm: gênero musical profano que surgiu na Renascença e no período Barroco sem acompanhamento de instrumentos variando de duas a oito vozes. Foi a primeira forma musical a agregar diálogos dramáticos às letras. Juntamente com outras formas musicais que utilizavam o canto, o madrigal levou à origem da ópera.

sinopse

Um fotógrafo vai todos os dias a um café em busca de uma mulher. Um ano antes, ele tirou uma seqüência de fotos no local. Ao revelar as fotos, ele notou a presença desta mulher que ele hoje procura. Mas no dia em que tirou as fotografias ela não estava lá.

Uma mulher sentada num café, num dado momento se apaixonou. Ela sente que está apaixonada, mas não sabe por quem. Durante um ano, ela volta todos os dias ao local e tenta recriar o momento em que se apaixonou (refazendo as mesmas ações) para encontrar o objeto de sua paixão.

O público acompanha estas duas histórias paralelamente. Ora elas se cruzam, se sobrepõem, se encontram e se desencontram. Quem é essa mulher que o fotógrafo procura? Quem é o homem que esta mulher espera? Qual é o limite entre a realidade e a criação na história de cada um destes personagens? E na história de cada um de nós?

o processo

“Madrigal em processo” é o primeiro trabalho do coletivo Pequena Orquestra. É o resultado da sobreposição de histórias de dois personagens: “O fotógrafo” do filme Blow Up (de Michelangelo Antonioni) e “Faustine”, do livro A Invenção de Morel  (de Adolpho Bioy Casares).

No último ano, o coletivo pesquisou o tema “a verdade na cena” a partir da técnica de improvisação dos Viewpoints. Uma técnica que trabalha, a grosso modo, com a quebra de linearidade do discurso e a sobreposição de significados da narrativa.

Por se tratar de um processo, o que a Pequena Orquestra vai apresentar é uma obra aberta. Isso quer dizer que de uma apresentação para outra, cenas podem ser refeitas, trocadas de ordem e até cortadas para que novos experimentos sejam testados diante do público.

Um destes experimentos se trata de uma “encenação em tempo real”, com atores dizendo textos ao vivo que ouvem pela primeira vez, através de pontos eletrônicos. Acontece assim: ao final da peça, anuncia-se o encontro do Fotógrafo com Faustine. Os atores que farão este encontro colocam o ponto no ouvido e encenam o texto diante do público. Só que as palavras só são conhecidas na hora. De acordo com o que ouvem, eles fazem ações e buscam a interpretação condizente com o que falam.

Madrigal em Processo é uma obra que busca explorar novas linguagens teatrais mas sem que isso resulte numa peça hermética sem pé nem cabeça. A Pequena Orqeustra se usa de espaços convencionais e não convencionais (a apresentação começa na rua e termina no palco) e o cruzamento dos meios artísticos através da interação entre teatro e vídeo (gravado e ao vivo), bem como a utilização da dança e da fotografia. Mas nunca perde o fio da meada: estamos fazendo teatro e queremos contar uma história.

quem é a pequena orquestra

Dez jovens artistas com forte atuação na cena contemporânea se reúnem com o objetivo de desenvolver uma pesquisa de linguagem para investigar a quebra de linearidade do discurso e o cruzamento de manifestações artísticas: teatro, fotografia, música e o audiovisual.

O resultado desta reunião é a Pequena Orquestra, um coletivo de jovens atores, diretores e autores de teatro formado há cerca de um ano na cidade do Rio de Janeiro. Neste período, seus integrantes vêm se reunindo três vezes por semana numa sala de ensaio no bairro do Humaitá para pesquisar caminhos que traduzam esta vontade em comum de transformar e resgatar a cena contemporânea.

Depois de doze meses de trabalho sob o esquema de revezamento de condução (não há um diretor, todos são responsáveis por propor e conduzir os encontros, bem como a criação da peça), a Pequena Orquestra foi convidada por Enrique Diaz para coordenar ao lado de uma de suas companhias, o Coletivo Improviso, a ocupação do teatro Gláucio Gil, sob o nome de “Operação Orquestra Improviso”.

A Pequena Orquestra é formada por:

Fabrício Belsoff, Fernanda Félix, Joana Lerner, Keli Freitas, Maria Maya, Michel Blois, Pedro Henrique Monteiro, Rodrigo Nogueira, Rodrigo Simões, Thiare Maia.

classificação etária: 12 anos

Nenhum comentário: