terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Semanas de 05 a 15 de fevereiro

Não Perturbe

de quinta a sábado às 21 horas
domigo às 20 horas

Teatro


Não perturbe – psicodélica comédia musical ocorrida na Macedônia entre rebolados, batuques, caipirinhas e assassinatos.

Não perturbe é uma psicodélica comédia musical que abandona o lugar comum por Copacabana ou Macedônia, tanto faz. Uma mulher é morta diversas vezes em diferentes lugares pelo mesmo motivo. Ela não teme morrer outra vez –  tira de letra – mas teme o fato de estar tudo calmo. Ela acredita que quando tudo está calmo é porque uma catástrofe está por vir. Sem conseguir se acalmar, ela segue vivendo o que há para se viver: fila de banco, trabalho, política, massa de bolo, homens, adultério, lesbianismo, bala perdida, drogas, rock’n roll – o samba do crioulo esperto. No fim ela morre. Sempre. Entre chás e Augusto dos Anjos. Mas como a vida não pode parar, durante o espetáculo, caipirinhas em diversos temas e amendoins afrodisíacos são servidos à platéia. Também servimos a Bateria de Felipe Antello e as candidatas, selecionadas previamente pela produção, para Rainha da sua Bateria. Entre rebolados e batuques eles deleitam a platéia durante a saga da mocinha que vive morrendo.


ficha técnica

Não perturbe

de Oscar Saraiva e da Ctc, em processo colaborativo

direção de Oscar Saraiva

com     Camilo Pellegrini como mensageiro da Macedônia

            Karine Telles como Nataniela

            Irene Monteiro como a mãe

            Ricardo Gonçalves como Papai Noel

            Waleska Arêas como a mulher do ator

 a participação luxuosa de Cristiana Brasil como Japoneusa e

                                         João Paulo Gross como Bar, man!

 e a deslumbrante bateria de Felipe Antello.              

figurino                       Ticiana Passos

iluminação                  Renato Machado

cenário                                    Ctc

músicas                       Oscar Saraiva

arranjo musical           Felipe Antello

arte gráfica                 Camilo Pellegrini

divulgação                  Cida Fernandes

produção                    Verônica Prates

 

O Subterrâneo do Jogo do Espírito

de quinta a sábado às 19:30 horas

Direção, Interpretação e Dramaturgia - Rodrigo dos Santos

A Cia dos Comuns é uma companhia formada por atrizes e atores negros, que desenvolve uma linguagem teatral inspirada nas culturas de matriz africana. Criada em 2001 pelo ator e diretor Hilton Cobra, a Comuns já produziu espetáculos, oficinas, fóruns e seminários, procurando contemplar especialmente as necessidades do artista, do técnico e do público interessados na elaboração de um teatro que represente o negro e integre os diversos matizes de sua história e sua cultura. 

O SUBTERRÂNEO JOGO DO ESPÍRITO será um monólogo inspirado na música e na vida de Fela Kuti (1938 - 1997). Fela Anikulapo Kuti foi músico e ativista político nigeriano. Inventor do movimento cultural e musical “Afrobeat”, Fela combateu os abusos da ditadura militar e do governo civil em seu país, utilizando como arma sua música - uma combinação de ritmos afro-americanos, como o soul, o funk, o jazz, com elementos musicais tradicionais de seu país. Na verdade, Fela foi muito mais que um músico: profeta, político, pensador, multi-instrumentista, dançarino, compositor, revolucionário. 

A dramaturgia representa uma história fictícia, elaborada a partir de fatos reais ocorridos na vida de Fela. Em nossa história, apresentamos o personagem no momento em que ele retorna à Nigéria depois de uma turnê pelos EUA, onde conquista uma nova consciência política, influenciado pela ideologia dos Panteras Negras e pela biografia de Malcolm X. Como se fosse uma conversa com o público, que se transforma num comício em determinados momentos, o personagem fala dos mesmos temas que foram objeto da crítica e do louvor de Fela ao longo de sua vida: a política do governo nigeriano, a política das multinacionais, o imperialismo, corrupção, religião, culturas tradicionais, a morte, a música, o afrobeat, pan-africanismo e negritude. A dramaturgia relaciona acontecimentos trágicos ocorridos com o próprio Fela – ora abordados como a origem dos discursos inflamados do personagem, ora como suas conseqüências – para representar as reviravoltas advindas na vida do personagem, como frutos de sua decisão capital de cantar em nome dos injustiçados.

O espetáculo contará, ainda, com a potência das músicas de Fela Kuti, que compõem um repertório de extremo bom gosto, capaz de satisfazer as mais rigorosas exigências dos críticos musicais e os ouvidos, a mente e o coração de um público incontável de ouvintes. A preparação corporal e a coreografia completam o trabalho, com movimentos de dança moderna e de dança afro criando o corpo e as formas do espetáculo, com o objetivo de reproduzir em cena o espírito dos shows que Fela Kuti apresentava em sua casa noturna na Nigéria, o Afrika Shrine. 

O SUBTERRÂNEO JOGO DO ESPÍRITO será um espetáculo instrutivo e musical para o público em geral se divertir, se indagar, se indignar e despertar para as várias formas de viver alegremente – diante da intensa alegria com que a Comuns apresentará este trabalho. 

2 comentários:

Martha disse...

Olá Pessoal!
Parabéns pelo trabalho que vem realizando,gostaria de pedir o contato da cia Pequena Orquestra cheguei do Sul a recém onde fazia parte do CPT SESC e gostaria de conhece-los.
Agradeço a gentileza meu mail é martha.hb@ibest.com.br
Um abraço Martha

Martha disse...

COLOQUEM SEUS MATERIAIS NESTE FESTIVAL FANTASTICO!!! ANO PASSADO FOI INCRIVEL E VCS TERÃO EXCELENTE PROJEÇÃO!!Incrições abertas para o Porto Alegre em Cena 2009
A coordenação-geral do festival internacional de teatro Porto Alegre Em Cena está analisando obras para a edição de 2009. Grupos nacionais devem encaminhar seus projetos até 31 de março, com fotos, release, rider técnico e um dvd com o espetáculo na íntegra. Grupos de Porto Alegre serão avaliados de 20 de abril a 22 de maio, com os mesmos itens, acrescidos de clipagem.

http://www.portoalegre.rs.gov.br/